PBA I /1º ano
Letra de imprensa maiúscula,o quadro deve ser bem dividido e as palavras grandes.A ilustração também incentiva as crianças.
Gráfico ,o uso dos giz colorido faz toda a diferença.
Separação dos espaços de uma palavra para outra , muito importante na iniciação da alfabetização.
PBA III/3º ano
Letra cursiva, a importância da pontuação nos textos.
Destaque para as palavras repetidas no texto.
Leitura, cópia e a ilustração do texto.
Circular no texto as palavras com B.
As crianças adoram escrever no quadro.Um momento de sondagem.
Palavras e mais palavras ,assim as crianças vão adquirindo o aprendizado.
Ilustração de animais.
Poesia com rimas.
Os principais objetivos da utilização do quadro-de-giz
O quadro de escrever, também chamado quadro-de-giz, quadro negro, quadro verde ou lousa, é o veículo mais simples e acessível de uso de mensagens visuais. É o recurso de ensino mais utilizado na escola, para escrever ou desenhar símbolos visuais, podendo ser de dois tipos: fixo ou móvel. Tudo o que o professor desejar reforçar, deverá registrar no quadro ou solicitar o registro por um aluno. O quadro deve ser usado com critério e equilíbrio, a seqüência do assunto deve ser respeitada, só o que é importante deve ser escrito.
Ao utilizar o quadro-de-giz é importante que, antes da aula, seja feito um planejamento da mensagem e determinação do público para a ele adequar as palavras e as ilustrações. Alguns objetivos da utilização do quadro-de-giz são:
*reforçar a exposição do professor;
*possibilitar trabalho simultâneo com a turma toda;
*facilitar a sistematização do conteúdo (apresentação e correção das atividades);
*esquematizar o conteúdo no início e no fim da aula;
*fazer comparações e estabelecer contrastes.
Referências bibliográficas:
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1104
Um comentário :
Olá. Sou professora gostaria de ter esse material para apoio que você usa do PBA 1. Meu email é. adrianavha@hotmail.com
Postar um comentário