Translate

MINHAS TURMAS 2014 - 3º ano e 5º ano / 4º ano




E assim foi 2014...resumo de fotos dos melhores momentos das turmas do 3º e 5º anos!











































































Reciclagem de garrafas PET


A palavra do momento é a reciclagem. Para todos os lados sempre vemos esse tema, seja na TV, nas escolas, nas comunidades e onde mais você imaginar. E toda essa discussão é muito válida, uma vez que os recursos naturais são limitados e precisamos arrumar maneiras criativas de jogar menos coisas no lixo, reaproveitando ao máximo. Com a reciclagem isso é possível, pois ao invés de descartar um objeto, ele vira matéria prima para a confecção de outro, de igual utilidade.

Muita coisa legal rolou em Setembro e Outubro ...




Atividades do PNAIC




Meio ambiente






  Tangram




Semana das Crianças

Meu aniversário



Dia da Árvore






Passeio na Usina do Funil















......................................................................................................................................


Dia 22 de agosto - Dia do Folclore
4º ano -EMPJLM e 3º ano - EMPD



Durante toda a semana ,trabalhei com as minhas turmas diversos assuntos sobre o folclore.
a turma do 4º ano até cantou uma poesia sobre o folclore.


video




Arte - maquete dos personagens do Folclore


4º ano





4º ano


3º ano - apresentações variadas sobre o Folclore.


Produções textuais













Aniversário da Diretora Juliana, teve a participação das minhas meninas do 3º ano- EMPD.


















Aniversário do Paulo Cézar - 3º ano








..............................................................................................

Apresentação na Festa Junina da Escola Municipal José Luiz de Mesquita/4º ano e a Visita do Fuleco na Escola Municipal Padre Dehon/3º ano 

 Todas estas festividades aconteceram antes das férias.

Minhas meninas e meninos do 4º ano, antes da apresentação do frevo.
Lindos!







 A espera do Fuleco,o mascote da copa do mundo de 2014

























Foi tudo muito bonito e bem organizado!Show!
.................................................................................................................................




Painel do Dia do Índio/3º ano EMPD














Turma do 3º ano em atividade.

4º ano/aula sobre os Imigrantes

...............................................................................................................................


 4º ano e as obras de IVAN CRUZ









 Aniversário da Mayuni e da Eduarda
























Confeccionando as bandeiras para a festa junina na EMJLM/4º ano















Nossa obra de arte -Homenageando a Escola/4º ano






















----------------------------------------------------------------------------------------------



 Páscoa Solidária na Escola Municipal Padre Dehon, com todos os alunos reunidos no pátio.
Momento de compartilhar e dividir o amor de Jesus por nós!













Brinquedos arrecadados.






----------------------------------------------------------------------------------------------------

CONHECENDO O ÁBACO NO 3º ANO/ E.M. PADRE DEHON

Conhecidos desde a Antiguidade, pelos egípcios, chineses e etruscos, consistiam em estacas fixas verticalmente no solo ou numa base de madeira onde se podiam enfiar folhas, conchas, pedras, pedaços de osso ou de metal que representavam números cujo valor dependia da estaca onde eram colocados.

O ábaco é um recurso manipulativo que constitui um material muito útil para o aprendizado do cálculo.
O fato de que a posição das contas coincida com a da escrita numérica faz o ábaco ser um material de fácil compreensão, especialmente indicado para trabalhar o valor posicional dos algarismos.
A regra fundamental para se trabalhar com o ábaco é que "nunca se pode colocar 10 contas em uma mesma vareta".
Alguns exemplos de atividades com o ábaco:
  • Praticar, para compreender que 10 unidades sempre podem ser trocadas por uma dezena, e vice-versa. Quando se trabalha com o ábaco, essa propriedade é imprescindível, visto que não se trata de que a troca é possível, mas necessária.
  • Valor posicional dos algarismos nas quantidades até 100, para tanto, é suficiente que o ábaco tenha três varetas.
  • Ditado de números com um e dois algarismos.
  • Composição e decomposição de números com um e dois algarismos.
  • Valor e significado do zero.
  • Comparar e ordenar quantidades representadas no ábaco.
  • Adições e subtrações de números com dois algarismos escritos em forma horizontal, insistindo em que as unidades vão com as unidades e as dezenas com as dezenas.











----------------------------------------------------------------------------------------------------




14 de Março é Dia Nacional da Poesia no Brasil. 
A data foi criada em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Frederico de Castro Alves ficou conhecido como o poeta dos escravos por ter lutado arduamente pela abolição da escravatura no Brasil.
O Dia Nacional da Poesia é normalmente celebrado em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é normalmente privilegiada.Na Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita ,comemoramos o dia da Poesia ,recitando poesias para os alunos da escola do turno da manhã

























































 



Começando o ano letivo com muita animação , festa de aniversário e o mês já acabando...

3º ano - Escola Municipal Padre Dehon

Aniversário do Gustavo - 3º ano - EMPD

A turminha aí toda animada!






Revendo a ex-aluna Thainá




Muitos abraços,presentes,docinhos ...





 =======================================================================

 
Que delícia de aula!
4º ano - Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita

Mapa do Brasil
Regiões Brasileiras
Esta aula teve como objetivo apresentar o mapa do Brasil .  

Expliquei aos alunos que o Brasil é um país muito grande e por causa disso está dividido em regiões. 

Cada região possui uma característica diferente, mas no momento, considerando a faixa etária das crianças, foi necessário apenas que soubessem as divisões. 

Fiz para os alunos um mapa do Brasil com a divisão em Estados sob a forma de uma folha e pedi para que localizem o local onde vivem.

Foi possível dividir esse trabalho, com a  alternativa de chamá-los na frente do mapa para visualizar e  conhecer cada estado,seus nomes, as cores no mapa,a azul claro do mar e dos rios,etc.  Depois colorir  a sua folha com a cor de cada  Estado.




















Nenhum comentário :