Translate

domingo, 28 de abril de 2013

Novas Tecnologias ou novas Metodologias em Educação?



O MEC através do FNDE e do Programa Proinfo fez  a distribuição nas escolas de um projetor multimídia completo. Um data show  completo, onde o professor precisa trazer a aula em um pendrive e conectar na USB .Eu já estou usando e é um recurso didático excelente.Veja no link as primeiras aulas no equipamento:

http://analisacbarbosa.blogspot.com.br/p/minha-turmas-2013.html


Texto retirado do blog do Professor Sebastião Assunção , Formado em Ciências da Computação pela UESPI e Pós-Graduado em Tecnologias da Educação pela PUC-Rio. Trabalha nas redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Floriano estado do Piauí. Além de Coordenar o Projeto UCA na mesma cidade.

Recentemente uma pequena (ou grande) discussão veio à tona em uma conversa sobre tecnologias na educação. A professora formadora insistia em utilizar o termo “novas tecnologias da educação”. Fiquei então pensando. O que seriam novas tecnologias da educação? A formação era sobre a utilização de mídias na educação. Acredite-se se quiser mais cerca de 60% dos professores da rede pública de ensino não sabem utilizar em sala de aula ou mesmo em salas especificas recursos de mídias como computadores, dvd’s e projetores multimídia (Data show). Até ai tudo bem. Mas chamar tais tecnologias de novas não seria um pouco de exagero?

Será que nossa metodologia é tão antiga assim que aparelhos que estão fadados ao ostracismo ainda podem ser chamados de novas tecnologias? Recentemente o MEC através do FNDE e do Programa Proinfo começaram a distribuição nas escolas de um projetor multimídia completo. Um data show que já vem completo, cabe ao professor somente trazer a aula em um pendrive e conectar na USB do mesmo.As tecnologias, como conhecemos hoje foram inseridas na educação há muito tempo. Paulo Freire já fazia uso da TV e fitas cassetes para um experimento de educação a distancia na década de 70 do último século do milênio passado.
A questão aqui é a palavra nova. É como se tais descobertas estivessem acontecendo agora. Sei que para alguns de nós até pode ser. Mas a grande maioria de professores já utilizam de métodos educacionais utilizando-se dessas tecnologias. E vale aqui lembrar que as escolas estão cheias de aparelhos eletrônicos capazes de melhor a dinâmica de sala de aula e acabar de uma vez por todas com a mesmice de aulas chatas e intermináveis.

Alias se você fizer uma pequena busca no sítio de pesquisas Google você encontrará muitas citações a respeito de “novas tecnologias de educação”. O que queremos aqui não é criar polêmica alguma sobre o tema, mas debatermos até que ponto essas tecnologias são novas ou não.

Tecnologias na educação é um tema que sempre trabalho em minhas palestras e sempre deixo claro que tais métodos não são tão novos assim. Alguém há de falar que qualquer ferramenta educacional sendo utilizada de forma diferente é uma nova tecnologia. Será? Não! Se você utiliza o computador para apenas exibir slides em sala de aula e outro professor o utiliza para criar um blog ambos estão utilizando a mesma tecnologia (não é uma tecnologia nova), mas o segundo professor está usando uma nova metodologia ao usar o computador.

Metodologia e Tecnologias são conceitos que não podem ser, de forma alguma, afastados quando o assunto é educação. Assim, se formo observar as coisas como realmente são podemos perceber que não é a tecnologia que muda é a metodologia.
Referências bibliográficas:O Professor Sebastião Assunção é Formado em Ciências da Computação pela UESPI e Pós-Graduado em Tecnologias da Educação pela PUC-Rio. Trabalha nas redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Floriano estado do Piauí. Além de Coordenar o Projeto UCA na mesma cidade.

http://teceducsaadonfilho.blogspot.com.br/2012/08/novas-tecnologias-ou-novas-metodologias.html

Nenhum comentário :