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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A matemática e a necessidade de materiais concretos

    No caso da matemática parece ser mais difícil fazer a criança explorar o mundo à sua volta, porque as noções matemáticas nem sempre aparecem com clareza nas situações do cotidiano. Por isso, procura-se criar um mundo artificial que facilita a exploração pela criança.
   Esse mundo artifical é constituído, em grande parte, por materiais concretos que a criança pode manipular, montar, etc. São objetos ou conjuntos de objetos que representam as relações matemáticas que os alunos devem compreender. Elas podem se formar na cabeça da criança, desde que o material seja bem utilizado.
    Além do ábaco e do material dourado, existem muitos outros materiais que podem ser usados no aprendizado da matemática, materiais simples, de fácil manuseio, como tampinhas, fichas , feijões, lápis de cor,etc. Apesar da importância dos materiais na aprendizagem e da quantidade de escritos teóricos sobre eles, os materiais em si podem ser muito simples, facéis de construir e substituíveis (quando não se consegue obter um tipo de material, pode-se substituí-lo por outro, sem muita dificuldade).
    A importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. O conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa, analisa, identifica e opera com o material. O lógico-matemático se dá quando ela usa seus atributos ou opera sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
Tampinhas de garrafa
fichas e lápis de cor
palitos, feijões e etc.

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