Translate

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um convite a conhecer a história da nossa cidade Perdões


Foi nessas buscas pela internet, que encontrei no blog : http://carmodacachoeira.blogspot.com/2009/01/um-convite-para-conhecer-histria-de.html. a divulgação de um livro tão importante sobre a minha cidade Perdões/MG.
É nesses momentos que percebemos e valorizamos o quanto é interessante a história de nossos antepassados. Este livro já li e já reli várias vezes, até já presentiei a conhecidos , que moram em outra cidade.
O livro Perdões e Sua História foi prefaciado por Maria das Graças Carvalho Gomide e Dirlene Carvalho Villela, professoras de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

PREFÁCIO

Não há pensador que negue a legitimidade, o mérito, o valor inconteste do que já passou para explicar o dia de hoje e os que virão.

Há grandes homens públicos que permanecem indissoluvelmente ligados ao tempo. Foi esse tempo que os suscitou nesta obra, dando-lhe também a medida da grandeza própria.

Em "Perdões e Sua História somos atores e espectadores de várias gerações que, como velas acesas foram se queimando na chama ardente e efêmera do sonho, do ideal, da esperança, da fantasia. E para a realização de tantos sonhos, como se fez necessária a integração das lideranças do País com a ação aglutinadora de nossos dirigentes, seres humanos preocupados com o bem-estar dos habitantes e com o processo de desenvolvimento da terra!

Dois séculos de vida deste chão! Gerações vão se interagindo e superando os limites impostos pelas condições sociais e naturais. E a mente humana de cidadãos despertados para a vida, comprometidos com o próximo, fervorosos em seus talentos e confiantes em seus sonhos, vão renovando conceitos, modelando a cidade em transformação, fazendo-a crescer e abrindo-a ao mundo. Quantas atividades sociais, quantos artistas, quantas festas, quantos bailes marcaram época!

A professora e ex-vereadora Cleuza Carvalho Marques, ao conduzir sua pesquisa com tanta riqueza de informações, redescobre história e os costumes de seu povo, desde a chegada de Romão Fagundes, não se limitando a realizar um frio levantamento genealógico dos homens e mulheres que construíram esta pequena cidade do Sul de Minas.

Com grande êxito, a autora resgata os feitos, participa deles, contempla os fatos, conta um pouco dos personagens, tentando mantê-los vivos na memória de seus descendentes.

Cumpre assinalar, em favor do mérito desta obra, o inegável valor histórico, o ineditismo de certos documentos ligados à história. Aqui, são narrados e documentados com fatos, foto e correspondências, alguns dos relevantes episódios de nossa terra.

E é prazeroso reviver momentos inesquecíveis de sua vida, de seus vultos, dos grandes acontecimentos sociais e religiosos e acompanhar, passo a passo, o seu desenvolvimento. Pegadas que vão fazendo a história!
Ao agradecer o privilégio de prefaciá-lo, congratulamo-nos com a autora Cleuza, distinta pesquisadora, que buscou também compreender a complexidade dos fatores políticos e sociais envolvidos no contexto histórico.

Convidamos, agora, o leitor a embarcar neste trem para conhecer e recordar a História da "Cidade Amizade", a nossa "terrinha".

Prepare-se, pois é uma viagem longa, cheia de lembranças mescladas de saudade!

Imagem anterior: Perdões e sua história

Para adquirir a obra: Papelaria e Livraria Continental -José Pedro dos Santos  - Tel: (35) 3864-1939
- Av. Sete de Setembro, Perdões, MG. -

Fonte : http://carmodacachoeira.blogspot.com/2009/01/um-convite-para-conhecer-histria-de.html.

2 comentários :

Rícard Wagner Rizzi disse...

Prezado Senhor,

Um dos links está corrompido, o correto é: http://www.carmodacachoeira.blogspot.com/2009/01/um-convite-para-conhecer-histria-de.html

TS Bovaris

Mônica disse...

Eu não li o livro mas tenho lá em casa
Com carinho Monica