Translate

domingo, 23 de agosto de 2009

Atividades para imprimir sobre Folclore







Folclore


O folclore brasileiro é muito rico na sua variedade de estilos, e deve ser valorizado.

O Folclore é : O conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática(os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam).

O folclore varia bastante de um Pais para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável,pois as diferenças entre as regiões são muito grandes.No caso do Brasil o folclore foi resultado da união da Cultura a partir da miscigenação de três povos (Europeu, Africano, Ameríndio ). O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido as influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada, por exemplo, no Nordeste na zona Litorânea as presenças das influências indígenas, Portuguesas e negra são que quase igualadas, já mais para para o Sertão a presença da Cultura negra não é muito marcante como no litoral . Lembrando que as manifestações folclóricas brasileiras, na sua grande maioria são manifestações de caráter de um povo mestiço, ou seja sofrem influência de diversas raças,mas apresenta características próprias e que também a grande maioria são manifestações completas em caráter artístico pois possuem elementos do Teatro, Dança, Musica e Artes Plásticas.

O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Donde fica agosto consagrado ao Folclore.

Um site completo e com muitas informações:

domingo, 9 de agosto de 2009

Borboletinhas com foto

Esta borboletinhas foram feitas para uma formatura do 3º Período da profª Marilúcia -ECDO/2008 -Perdões /MG , para cada borboleta foi usada meia cartolina e tintas Guache (rosa, azul, vermelha, preta e bege) , gliter, pincel preto,tesoura, cola e perfuradores de flores e estrelinhas .*A foto foi impressa no computador e as anteninhas foram feitas com colorset preto.

Borboletinha com patinhas azuis (meninos)


A foto foi colada atrás do coração


Borboletinha com patinhas rosa (meninas)

Molde



Ficou assim... A borboletinha com asas rosa representou a foto da professora.

Atividades variadas

Olá! Estou aproveitando para mostrar alguns painéis e ideias que foram feitas na minha escola e que eu ainda não tinha postado.

Painel para o dia da mães ( feito com camurça verde para as folhas e E.V.A rosa e amarelo para as flores )

Semana Santa (emborrachados coloridos e fundo de T.N.T azul)

Árvore de Natal da Escola Municipal "Padre Dehon"/Lavras -MG, garrafas pet verdes e cds , ficou linda e criativa , foi feita em Dez. 2008

Volta as aulas!!!

Professor,
As férias terminaram, porém agora é que vira a etapa mais difícil. A entrada em sala de aula, onde alunos com olhos irriquietos e ansiosos estarão procurando saber quem é você e o que será capaz de lhes dar durante todo o ano letivo.
Procure fazer de seu aluno alvo de amor e dedicação.
É tarefa fácil quando temos no magistério o ideal de nossas vidas.
Amar a criança é aceitá-la em toda a sua plenitude, sendo carinhoso, porém firme em suas decisões, respeitando as diferenças de cada um.
Refletindo:
" Cada ESCOLA é uma escola,
Cada PROFESSOR é um professor,
Cada TURMA é uma turma,
Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja!
Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER com a troca do diferente da cada um de nós".
Um ótimo retorno!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vídeo interessante (Dança)

video

Atividades para o dia dos pais

Para colorir
Desenhar o papai



Cartão

Para completar



Mensagem (texto)

modelinho de cartão
Para colorir
Desenhar

Dia dos Pais

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Informativo sobre a Gripe Suína


As férias foram prolongadas até o dia 09/08/09, por determinação da Secretaria Estadual de Saúde de diversos estados brasileiros, por causa da gripe suina(H1N1). Por isso, estou postando algumas informações importantes para que todos que estiverem visitando meu blog possam ficar informados sobre a gripe suína .

O que é a gripe suína ?
A gripe suína é uma doença causada pelo vírus influenza A, seu subtipo mais comum é conhecido como H1N1. A contaminação inicial se deu através de uma mutação que possibilitou que o vírus contaminasse pessoas em contato com porcos infectados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preocupa-se com as novas mutações, que deram ao vírus a capacidade de se transmitir de pessoa para pessoa. Todos os casos recentes constatados no México procedem do contágio humano, segundo o Ministério Mexicano da Saúde. Tais acontecimentos levaram a OMS a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e acaba de se tornar uma pandemia. A maior preocupação se deve ao fato de que muitas das vítimas são pessoas jovens e saudáveis.
É importante ressaltar que a transmissão não ocorre através do consumo de carne de porco, já que as temperaturas de cozimento da carne são fatais para o vírus.
O diagnóstico é feito através do uso dos kits enviados ao Brasil pela OMS, que podem detectar uma infecção em até 72 horas. Sem o uso do kit, o diagnóstico é feito em laboratório e demora 15 dias.

Sintomas
Os sintomas da gripe suína são similares aos de outros tipos de gripe:
Febre superior a 38ºC, com aparição repentina
Dor de cabeça intensa
Tosse
Falta de apetite
Dores musculares e nas articulações
Irritação dos olhos e fluxo nasal
Vômitos e diarréia

Tratamento
A OMS e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendam o tratamento com os remédios Tamiflu (nome genérico Oseltamivir), produzido no Brasil pela Roche, ou o Relenza (nome genérico Zanamivir), produzido pela GlaxoSmithKline, porém não é vendido nas farmácias brasileiras. Ambos já foram utilizados no combate à gripe aviária.

Prevenção
De acordo com a OMS, as recomendações para prevenir a infecção pelo vírus são:
Evite contato próximo com pessoas que não parecem bem e apresentem febre e tosse.
Lave as mãos frequentemente com sabão e água.
Mantenha hábitos saudáveis, incluindo sono adequado, alimentação nutritiva e exercícios físicos.
Tente evitar o contato com pessoas doentes, sabe-se que a gripe se espalha principalmente de pessoa para pessoa através da tosse ou espirro. Se houver uma pessoa doente em sua casa:
Tente providenciar um quarto separado para a pessoa. Se não for possível, mantenha o paciente a pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas.
Cubra a boca e o nariz quando estiver cuidando da pessoa doente.
Lave as mãos com sabão e água após cada contato com a pessoa doente.
Melhore o fluxo de ar no local onde a pessoa doente estiver. Use as portas e janelas para se aproveitar do vento.
Mantenha o ambiente limpo, sempre tendo produtos de limpeza disponíveis para uso.

Links importantes
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)
Ministério da Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)